El Buddh International Circuit acoge este fin de semana el primer Gran Premio de la India de MotoGP. Varios pilotos han expresado su preocupación por las condiciones de seguridad en las últimas semanas, pero Pol Espargaró, de GasGas Tech3, considera que esas preocupaciones han sido exageradas.
El español aclaró que no tiene motivos para quejarse de la seguridad de la pista: ‘Caminé dos veces ayer y una vez esta mañana. Sinceramente, creo que fuimos un poco duros antes de venir aquí y ver cómo era realmente. Creo que es mucho mejor de lo que todos esperábamos, creo. Sobre la seguridad, es cierto que hay algunas cosas que se pueden mejorar, pero creo que en todas las pistas del mundo hay áreas que nos gustaría mejorar. Y aquí, por supuesto, necesitamos entender, especialmente al correr y al caer. No hay nada crítico, diría, pero es cierto que hay algunas áreas que se pueden mejorar. Pero, como dije, creo que fuimos demasiado duros antes de venir aquí’.
E, no entender de Espargaró, o circuito indiano não é mais perigoso do que outros: ‘Não há assim tanto risco, acredito que não há mais do que noutros sítios. É certo que, como disse, há locais em que pode ser melhorada, mas isto não significa que é crítica. Temos várias pistas… o Circuito da Catalunha é de onde venho e também há locais que gostaríamos de mudar e continuamos a pedi-lo. E é um dos melhores circuitos do mundo. Por isso, acredito que todas as pistas precisam de melhorar algo porque as motos são um pouco mais velozes e atinges velocidades de ponta mais altas. E a velocidade em curva é mais alta, portanto quando cais a velocidade é sempre mais alta. E depois chegas aos muros muito mais fácil e rapidamente. Mas isto não significa que a pista é crítica. Para mim é boa, muito boa’.
O #44 comentou também: ‘Olhando para o desenho e como é feito, pode ser uma das mais divertidas do ano: sobe e desce, as curvas são muito diferentes, há muita inclinação em algumas curvas. É algo diferente do que estamos habituados e parece muito divertido’.