Here is the first round of the Moto3 World Championship in 2024 and right from the start it was full of excitement and uncertainty until the final seconds! David Alonso won in Qatar after taking the lead in the last corner of the last lap.
Everything ready for the first round of the Moto3 season, where Daniel Holgado starts from pole position, with Ivan Ortolá and José Antonio Rueda on the front row. Remember that this year brings a new feature, with Pirelli tires.
Seconds before the start, David Muñoz was forced to start from the pit lane and despite initially showing some resistance and not wanting to comply with the regulations, he would eventually start from the back.
Después de que el piloto saliera efectivamente de la parrilla, la carrera comenzó y Holgado aprovechó al máximo la pole position para liderar desde el principio en Losail. Rueda y Adrián Fernández disputaban el segundo lugar, pero con las posiciones cambiando constantemente, era Rueda quien lideraba la carrera, con Holgado en segundo lugar y Ortolá en tercero. David Alonso era cuarto y A. Fernández quinto.
Y en el primer sector de la segunda vuelta, la primera caída del año, para Ortolá y Rueda, quienes estuvieron involucrados en una caída. A pesar de eso, Ortolá se mantuvo en pista mientras que Rueda dio por terminada su GP.
Quien aprovechó mejor fue Holgado, liderando en Qatar con 0.059s sobre Alonso y 0.156s sobre Fernández. Colin Veijer y Joel Kelso cerraban el top cinco.
Luego hubo otra caída con dos pilotos, Filippo Farioli y Matteo Bertelle.
En la parte delantera, hubo un cambio con la subida de Taiyo Furusato a la primera posición, pero en el tercer sector de la octava vuelta, Holgado recuperó la posición y volvió a liderar la carrera.
Riccardo Rossi llegó a la tercera posición, pero Fernández atacó y volvió al tercer lugar. 0.135s era la diferencia que separaba a Holgado de su competencia más directa, aún el piloto del Honda Team Asia.
Rossi entretanto voltou aos lugares do pódio e passou até durante escassos segundos pelo segundo lugar mas Furusato voltou à vice-liderança. Pouco depois Alongo e Fernández ultrapassaram também Rossi, com este a cair para a quinta posição.
A seis voltas do final Furusato passou para a liderança mas, uma vez mais, durante pouco tempo, já que Holgado assumiu a posição logo depois. O japonês teve depois um erro e caiu duas posições, com Alonso a suceder-lhe na vice-liderança da corrida.
Assim estava o top dez a cinco voltas do final:
O #72 voltou a entrar nos lugares do pódio na volta seguinte e depois mesmo a ascender ao segundo lugar depois de bater Alonso.
A duas voltas do final a emoção intensificou-se: Furusato passou para a frente e Alonso chegou ao segundo lugar mas Holgado à saída da curva passou, literalmente entre os dois e voltou à frente da corrida, e atrás do grupo de dez pilotos que liderava, Ryusei Yamanaka caiu e estava fora da corrida.
Já na última volta foi Fernández a cair, tal como Vicente Pérez.
E na última curva, eis o ataque de Alonso! O piloto atacou por dentro e passou para a frente da liderança e no final confirmou mesmo a vitória final! Holgado foi segundo a 0.041s e Furusato terceiro.