Francesco Bagnaia failed again to secure direct entry into the second phase of qualifying. This Friday, he struggled with his bike and could only manage 11th in practice – which left the Ducati man in Q1 by 0.186s.
The championship leader explained that he did not have the ideal strategy for fast laps: ‘As soon as I put on the soft tire for the time attack, I started to have problems, so maybe the best strategy would have been to start like all the other riders – more or less – with the soft tire, analyze beforehand how the soft tire reacted. But we decided that, the strategy was perhaps the best in terms of the race’.
Para além da questão da estratégia, Bagnaia admitiu que está a sentir problemas com a moto: ‘Estou com muitas dificuldades na aceleração, na entrada das curvas rápidas a minha moto é demasiado agressiva, muito nervosa. Por exemplo, da última curva até à linha de meta estou a perder dois décimos para o [Jorge] Martín, e isto é inacreditável considerando que me falta tração em toda a pista. Este foi mais ou menos o problema, mas como em Mandalika a sensação com a moto não foi assim tão má. Portanto, isto é estranho’.
Tem sido recorrente em 2023 para o italiano começar menos bem um GP na sexta-feira, progredindo até domingo. E, apesar de não parecer exceção agora na Austrália, Bagnaia acredita que fez um trabalho bom neste primeiro dia:
– A questão é: é estranho que passamos de um circuito para outro circuito, mais ou menos com a mesma configuração, e para mim não funciona, sempre. Em Mandalika não foi a primeira vez. Foi mais ou menos toda a época que chegámos a sexta-feira, temos muitas dificuldades; no sábado melhora; e depois no domingo somos os mais velozes. Neste caso temos menos um dia para sermos os mais rápidos, mas também é verdade que nesta pista é mais difícil ter uma vantagem clara. Olhando para o ritmo que tive esta manhã, olhando para o ritmo que tive esta tarde, fomos dos mais competitivos em termos de tempos por volta, em termos de consistência com os pneus. Usámos o médio, mais ou menos todos os outros usaram o macio. Portanto, para mim, o nosso trabalho de hoje foi melhor do que o dos outros. Só temos de melhorar em começar já com uma sensação melhor.