Heute Morgen gab Liberty Media die Vereinbarung zum Kauf des MotoGP bekannt. Allerdings ist noch nichts in trockenen Tüchern und das Geschäft könnte im Extremfall sogar scheitern. Wir haben alles in diesem Artikel erklärt.
Im Jahr 2006 war die CVC Capital Partners Eigentümer des MotoGP und kaufte die Formel 1. Sie wollte die Königsklassen des Motorrad- und Automobilsports unter ihrem Dach vereinen, aber die europäischen Wettbewerbsbehörden stoppten das Geschäft. Nichts garantiert, dass 18 Jahre später dasselbe passiert: Liberty Media besitzt bereits die F1.
Die heutige Erklärung war eindeutig: ‘Der Abschluss des Erwerbs wird für Ende 2024 erwartet und unterliegt der Erlangung von Genehmigungen und Zustimmungen durch Wettbewerbs- und Investitionsbehörden in verschiedenen Rechtsgebieten‘.
Mais uma vez, pode ser travado o cenário de ter o MotoGP e a F1 debaixo do mesmo proprietário. E, sem essas autorizações, o negócio de compra do MotoGP por parte da Liberty Media pode simplesmente cair. Perder o interesse no novo investimento seria uma das vias para resolver o impasse, mas não a única.
Pode acontecer o que aconteceu com a CVC Capital Partners e a Liberty Media deixar cair o campeonato que já possui – a F1. São já sete anos a controlar o campeonato, ao longo dos quais já lucrou bastante com o seu investimento, podendo decidir que está na hora de passar o testemunho.
E o dinheiro das arábias pode muito bem seduzir o grupo americano. No ano passado especulou-se acerca de uma oferta galáctica de 20 biliões de euros por parte do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita para adquirir a F1.
Na altura, a proposta foi rejeitada e o diretor-executivo da Liberty Media, Greg Maffei, deixou claro que a F1 não estava à venda. No entanto, isso pode mudar caso exista um impedimento de explorar um novo negócio como será o MotoGP.
Como é natural, até pode haver a aprovação necessária para que a Liberty Media seja proprietária da F1 e do MotoGP simultaneamente. A CVC Capital Partners é um fundo de investimento, enquanto o grupo americano é uma empresa de media e entretenimento. Esta diferença da área de negócios de cada entidade pode mudar tudo na hora de as autoridades deliberarem sobre o negócio.