• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Maio 17, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home noticias-de-motos

Da Famel XF-17 à Lusitana EV-21: A moto portuguesa do futuro segundo a IA

by Redação
Maio 6, 2025
in noticias-de-motos, Novidades - Actualidade
0 0
0
Da Famel XF-17 à Lusitana EV-21: A moto portuguesa do futuro segundo a IA
0
SHARES
68
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Famel foi, provavelmente, o fabricante de motociclos português mais conceituado, com a sua icónica XF-17 (estando agora a voltar com a E-XF elétrica).

Mas como seria uma moto portuguesa no futuro, segundo a Inteligência Artificial? O Motociclismo decidiu fazer a experiência e perguntar ao ChatGPT: ‘Poderias conceber aquela que seria a moto portuguesa do futuro?’.

E a resposta desta poderosa ferramenta baseou-se na história da indústria motociclista nacional, inspirando-se na Famel, Casal, Macal, SIS e EFS. Esta foi a descrição retornada (leia até ao fim para ficar a par da nossa interpretação):

Lusitana EV-21 – A moto portuguesa do futuro

  • Design
    • Estilo inspirado na Famel XF-17 — linhas clássicas, simples e elegantes, mas com um toque futurista minimalista (tipo um «neo-retro»)
    • Estrutura leve em alumínio aeronáutico e partes em fibra de linho (um material sustentável e português)
    • Assento longo e confortável para duas pessoas, ideal tanto para a cidade como para a estrada nacional
    • Iluminação full LED com farol redondo clássico, mas com assinatura luminosa moderna
  • Motorização
    • Motor elétrico hub (integrado na roda traseira) de 11 kW (equivalente a 125cc)
    • Velocidade máxima: 120 km/h
    • 0-50 km/h: 3,2 segundos (para arranques rápidos no trânsito)
  • Bateria
    • Bateria de iões de lítio removível (tipo mochila), com autonomia real de 180 km em cidade / 140 km combinados
    • Sistema de carregamento rápido: 0-80 por cento em 35 minutos
  • Tecnologia
    • Ecrã digital minimalista – apenas velocidade, autonomia, modo de condução
    • App móvel portuguesa para GPS, bloqueio remoto, diagnóstico e updates
    • Modos de condução: Eco / Normal / Sport
  • Outras características
    • Regeneração de energia nas travagens
    • Sistema de alarme anti-roubo com localização GPS integrada
    • Porta USB-C para carregar o telemóvel
    • Pneus mistos – aptos para calçadas, estradas secundárias e pequenos trilhos
  • Filosofia
    • Orgulho lusitano: Peças produzidas maioritariamente em Portugal
    • Sustentabilidade: Pegada ecológica minimizada, produção consciente
    • Acessível: Preço pensado para jovens e trabalhadores urbanos (subsidiado por programas verdes)
  • Resumo visual
    • Imagina uma XF-17 modernizada, com motor elétrico, linhas puras, um leve brilho metálico nas cores verde oliva, azul atlântico ou cinzento pedra — tudo feito com alma portuguesa!

A nossa interpretação

O nome muito evocativo português (Lusitana), assim como a preferência por componentes produzidos no país, parece-nos estar em linha com o que se faz atualmente do ponto de vista da sustentabilidade e aposta na economia nacional em vários setores de atividade.

É, como não podia deixar de ser, uma moto elétrica, mas também com um design muito clássico. Algo que está longe de ser inédito, havendo vários modelos atuais com um toque retro e muita tecnologia moderna. É juntar o melhor dos dois mundos, o espírito do antigamente (com algumas «pistas» da XF-17) com o modernismo.

Curiosa a referência a pneus ‘aptos para calçadas’, que marcam pisos em muitos centros urbanos em Portugal. É uma moto elétrica equivalente a 125 centímetros cúbicos, que seria ideal para quem se está a iniciar – algo que encontra eco na descrição que o ChatGPT fez do preço.

É, também, curiosa a sugestão de fabrico em fibra de linho. É uma opção sustentável da indústria que não é inédita: um exemplo é a scooter Be.e, dos Países Baixos, que é produzida em fibras vegetais. E, de facto, a hipotética Lusitana EV-21 parece-nos uma moto versátil, esguia, estreita, tanto capaz para o trânsito citadino como viagens em pavimentos mais acidentados. Uma última nota: a «tarefa» foi conceber uma moto do futuro e o aspeto, esse, não parece de todo futurista.

ADVERTISEMENT

Related

Harley-Davidson ganha «batalha» contra investidor e mantém diretores

by Redação
Maio 17, 2025
0
Harley-Davidson ganha «batalha» contra investidor e mantém diretores

A Harley-Davidson conseguiu uma vitória na disputa contra o investidor H Partners, que queria tirar do cargo três dos diretores da empresa americana. A H Partners é o...

Read moreDetails

Sinais de otimismo na KTM: Ações da Pierer Mobility AG disparam

by Bernardo Matias
Maio 17, 2025
0
Sinais de otimismo na KTM: Ações da Pierer Mobility AG disparam

Na próxima sexta-feira, 23 de maio, expira o prazo para a KTM AG pagar aos credores 600 milhões de euros. Os mercados parecem estar otimistas quanto às chances...

Read moreDetails

Suzuki patenteou novo sistema de válvulas de temporização variável para a V-Strom 250 e GSX-250R

by Bernardo Matias
Maio 17, 2025
0
Suzuki patenteou novo sistema de válvulas de temporização variável para a V-Strom 250 e GSX-250R

Os construtores de motociclos procuram aprimorar constantemente os seus produtos, sendo o motor uma parte fundamental. E a Suzuki não é exceção. Recentemente, a casa de Hamamatsu submeteu...

Read moreDetails

Royal Enfield aposta na electrificação com lançamento da primeira moto eléctrica em 2026

by Redação
Maio 17, 2025
0
Royal Enfield aposta na electrificação com lançamento da primeira moto eléctrica em 2026

Durante décadas, a Royal Enfield cultivou uma reputação sólida assente em motores monocilíndricos e um charme nostálgico. Agora, a marca britânica de raízes indianas prepara-se para dar um...

Read moreDetails

Bimota expande rede e confirma chegada da KB998 ao Reino Unido em abril

by Redação
Maio 17, 2025
0
Bimota expande rede e confirma chegada da KB998 ao Reino Unido em abril

A Bimota prepara-se para dar um passo significativo no reforço da sua presença internacional com a chegada iminente da KB998 Rimini, versão homologada para estrada da moto actualmente...

Read moreDetails

Moto elétrica da Honda Montesa vence no Japão com Gelabert ao comando

by Redação
Maio 17, 2025
0
Electric Honda Montesa bike wins in Japan with Gelabert leading the way

A RTL Electric impõe-se sob chuva intensa e terreno lamacento no emblemático circuito de Motegi. Num fim de semana marcado por condições meteorológicas adversas, foi a inovação elétrica...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.