• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Novembro 16, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Álex Crivillé recorda fim de carreira: ‘Poderia ter sido perigoso’

by Carl Harrison
Janeiro 8, 2025
in Desporto
0
Álex Crivillé recorda fim de carreira: ‘Poderia ter sido perigoso’
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Depois de 2001, Álex Crivillé decidiu terminar a sua carreira no Mundial de motociclismo. O piloto tinha sido campeão do mundo de 500cc em 1999 e estava ainda no auge, mas problemas de saúde com tonturas e desmaios mais frequentes do que o normal precipitaram a retirada.

Numa entrevista ao podcast Dura la Vita, o antigo piloto e atual comentador recordou que os problemas começaram a manifestar-se em 1999, e durante algum tempo nem os médicos tinham claro qual era a causa:

RelatedPosts

Benda revela nova geração de cruisers e um protótipo híbrido surpreendente

Niu Technologies apresenta novos modelos para estrada e fora de estrada

Uma aposta coerente entre estrada e performance, eis o Suomy Stellar 2

– Retirei-me por um motivo simples: tive de me retirar forçosamente porque eu não estava bem. Tinha umas tonturas. Tive-as em 1999, imaginem! Na corrida de Valência, já tive umas tonturas no ginásio, desmaiei. Uma tontura todos podem ter, um ou dois desmaios na vida podes ter, e não há mal. A partir daí, 2000 e 2001 foram temporadas muito feias, porque não estava bem fisicamente. Era perigoso? Nunca me aconteceu numa moto. Foi sempre quando estava relaxado, mais à noite, mas a verdade é que poderia ter sido perigoso. Fui ao médico. Alguns culpavam a pressão de ter sido campeão, demasiada pressão. Ia a um psicólogo, que dizia, «Não podes estar mal, é tão pouca coisa». Não, desmaio e tenho problemas.

Crivillé foi então consultar um dos melhores especialistas da altura, que aconselhou o fim de carreira: ‘Não podia continuar assim, tinha de ver. Fomos ao Canadá, a um dos melhores especialistas neurológicos, que me disse: «Isto não é muito grave, mas aconselho-te a retirares-te». E assim o fiz, retirei-me e acabou toda a minha carreira desportiva. Felizmente, já tinha conseguido os títulos mundiais’.

Na altura, o primeiro espanhol campeão do mundo na categoria rainha estava a caminho da Yamaha, mas depois de mais um desmaio tomou a decisão de sair – que foi anunciada a 5 de maio de 2002: ‘Eu tinha um pré-contrato assinado com a Yamaha – começava com a dois tempos, e depois davam-me a quatro tempos. Lembro-me que na pré-época eu estava a pilotar num circuito de manhã. De noite, desmaiei, levantei-me e disse: «Não posso continuar assim, retiro-me»’.

Related

Casey Stoner e Marc Márquez – Dois génios de estilos distintos, segundo Hodgson: ‘Destruiu os colegas de equipa’

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
Casey Stoner e Marc Márquez – Dois génios de estilos distintos, segundo Hodgson: ‘Destruiu os colegas de equipa’

Neil Hodgson, comentador e antigo piloto, partilhou a sua visão sobre dois dos nomes mais marcantes do MotoGP: Casey Stoner e Marc Márquez. Para Hodgson, ambos conseguiram impor-se...

Read moreDetails

Moto3 – Rueda imparável ruma a Aragão com vitória na mira

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
Moto3 – Rueda imparável ruma a Aragão com vitória na mira

Quinta vitória da época isola o espanhol na frente do campeonato José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) atravessa um momento de forma soberbo em Moto3. A sua...

Read moreDetails

Franco Morbidelli espera dificuldades em Aragão: ‘O asfalto é um pouco complicado, não tem aderência’

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
Franco Morbidelli espera dificuldades em Aragão: ‘O asfalto é um pouco complicado, não tem aderência’

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

‘Pontos fracos’ da RC213C estão a ser alvo da atenção de Romano Albesiano que vê desde já ‘um nível decente’

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
‘Pontos fracos’ da RC213C estão a ser alvo da atenção de Romano Albesiano que vê desde já ‘um nível decente’

PhotoPSP.com

Read moreDetails

Joan Mir quer ‘dar passo’ em frente com a Honda em Aragão: ‘Podemos ver que a moto está a um nível muito melhor este ano, por isso…’

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
Joan Mir quer ‘dar passo’ em frente com a Honda em Aragão: ‘Podemos ver que a moto está a um nível muito melhor este ano, por isso…’

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Di Giannantonio quer brilhar em Aragão: ‘É uma pista muito técnica, mas este ano podemos enfrentá-la de uma forma melhor’

by Carl Harrison
Junho 4, 2025
0
Di Giannantonio quer brilhar em Aragão: ‘É uma pista muito técnica, mas este ano podemos enfrentá-la de uma forma melhor’

Fabio Di Giannantonio chega a MotorLand Aragão com confiança renovada após ter conquistado o seu primeiro pódio numa corrida Sprint com a Pertamina Enduro VR46 Racing Team em...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.