Nas praias ensolaradas da cidade de El Nido, em Palawan, no extremo sul da ilha de Luzon, nas Filipinas, uma nova motocicleta foi apresentada ao mundo, pronta para agitar o segmento de motocicletas de aventura de entrada de gama: a CFMOTO 450 MT.
Até recentemente, as motocicletas de aventura de entrada de gama eram equipadas apenas com o essencial, às vezes até com características pouco exigentes em termos de todo-o-terreno. A CFMOTO está determinada a mudar essa situação com a 450MT, que vem equipada de série com características que normalmente encontraríamos em motocicletas que custam o dobro do preço.
As especificações seguem a fórmula de outras ADV orientadas para o todo-o-terreno no mercado, com a motocicleta tendo uma roda dianteira de 21 polegadas e uma roda traseira de 18 polegadas. Também fica claro que a CFMOTO queria que a motocicleta estivesse acima de sua faixa de preços, colocando rodas raiadas (pense na BMW GS ou na Aprilia Tuareg 660). Também possui uma suspensão dianteira KYB ajustável de 41 mm e um monoamortecedor equipado com link.
Em termos de desempenho, a 450 MT se destaca das outras motocicletas da classe 400 a 500 devido ao seu motor. Equipada com o mesmo bicilíndrico de 449 cc, refrigerado a líquido e com injeção de combustível da 450NK e da 450SS.
No entanto, na 450 MT, está ajustado para produzir 44 cavalos de potência e 44 Nm de torque – mais do que suficiente para um bom desempenho em todo-o-terreno e adequado para manter um ritmo rápido em estradas abertas.
En tournant la clé, vous êtes accueilli par une animation élégante sur l’écran TFT couleur. Tout dans cette moto semble bien assemblé, et il est évident que CFMOTO prend la qualité de construction beaucoup plus au sérieux. Et avec un coup de démarreur, le bicylindre a un son d’échappement étonnamment fort pour une moto stock conforme aux dernières normes d’émissions.
Sur la route, la 450 est une compagne de voyage amicale. Bien sûr, elle a un centre de gravité assez élevé en raison de sa roue avant de 21 pouces et de sa posture haute, mais elle est maniable, compatible et même engageante à des vitesses modérées. En naviguant sur des routes sinueuses et en ville, la MT est agile et légère, s’inclinant facilement dans les virages. En attendant, la faible hauteur de selle permet de poser les pieds par terre en toute confiance dans la circulation urbaine.
La nouvelle CFMOTO 450MT devrait arriver en Europe cette année. Nous resterons attentifs à toutes les nouveautés.