Aleix Espargaró è stato in pista questa mattina con alcune novità sulla sua RS-GP, ma non ha parlato molto delle novità della moto. Riguardo a Miguel Oliveira, che ha testato la moto del 2023, è stato lieto di vedere l’opportunità che Aprilia ha dato al portoghese, considerando questa idea molto ‘intelligente’.
Prima di parlare del portoghese, A. Espargaró ha parlato brevemente del test, dicendo: ‘Ho testato un nuovo telaio e alcune aggiornamenti in termini di elettronica. È stato un primo test e dobbiamo raccogliere più dati per continuare a lavorare per Valencia. Non abbiamo testato il telaio in carbonio. È un po’ più leggero e un po’ più “morbido” in termini di sensazioni. Non è meglio o peggio, è solo diverso e abbiamo bisogno di fare più giri e testarlo anche in un’altra pista. Non abbiamo testato per le partenze, né il motore’.
E explicou um momento que considerou ‘assustador’, onde se projetou para fora da moto para não se magoar: ‘O novo chassis é mais macio e perdi a traseira na entrada da curva 13. Foi muito assustador e fui direito à parede e no último momento tive de saltar da moto. Não foi verdadeiramente uma queda, saí muito largo e ia muito depressa e para evitar a parede saltei da moto’.
Seguiu-se depois um comentário sobre a postura da Aprilia ao fornecer a moto mais recente ao português, da CryptoDATA RNF MotoGP Team:
– Não, não falei com o Miguel sobre a moto que testou. Sei que ele começou com a especificação de 2022 e fez a sua melhor volta, depois saiu com a de 2023 e creio que ele sentiu uma maior estabilidade, que é na verdade uma das diferenças mais pequenas [que o piloto pode ser], porque entre a moto de 2022 e a de 2023 não existe grande diferença. É bom ter o ponto de vista dele. A pista é estranha e com um formato estranho, mas é bom o que a Aprilia decidiu fazer e é uma manobra inteligente dar-lhe a moto de 2023, mas termos mais dados e entendermos as coisas melhor. Infelizmente ele não a pode usar devido às regras até ao final do ano.
E concluiu: ‘Se fosse minha decisão dava a 100% a moto de 2023 a ambos os pilotos [da RNF, Oliveira e Raúl Fernández], mas não é assim tão fácil naturalmente’.