A Honda Africa Twin passa a ter uma versão Enduro Sports
A CRF1150L Africa Twin de 2027 estreia um motor de 119 cv e passa a ter 3 versões, incluindo a nova Enduro Sports.
A Honda apresentou a gama na EICMA, em Milão, a 3 de novembro.
O essencial
- O motor de 1.131 cc debita 119 cv às 7.500 rpm e 119 Nm às 5.700 rpm.
- A Enduro Sports recebe suspensão dianteira de especificações equivalentes às da CRF450 RALLY.
- O Honda SENSING RIDE é opcional e exclusivo da Adventure Sports DCT.
A CRF1150L Africa Twin passa a ter uma versão com suspensão dianteira derivada da moto do Dakar.
A Honda apresentou a nova gama na EICMA, em Milão, a 3 de novembro, com as versões Africa Twin, Adventure Sports e Enduro Sports.
A sucessora da CRF1100L recebe, segundo a Motociclismo apurou, um motor bicilíndrico paralelo de 1.131 cc, refrigerado por líquido.
Debita 119 cv (87,5 kW) às 7.500 rpm e 119 Nm às 5.700 rpm.
A Honda aumentou a cilindrada, o diâmetro dos cilindros e a taxa de compressão, reviu as relações da caixa e otimizou a admissão e o escape.
CRF1150L Africa Twin mais leve
Segundo a Honda, o novo quadro e o braço oscilante têm a distribuição de rigidez revista e pesam, em conjunto, menos 1,4 kg.
Um depósito auxiliar sob o assento baixa o centro de gravidade, para facilitar as manobras e o controlo a baixa velocidade.
A Africa Twin de base mantém a vocação mista entre viagens e todo-o-terreno, com interface renovada, ecrã de ajuste elétrico e chave inteligente Honda Smart Key.
Esta versão e a Adventure Sports usam suspensão eletrónica Showa EERA, fabricada pela Astemo, agora com controlo Honda Skyhook.
Segundo a marca, o sistema adapta continuamente o amortecimento ao comportamento da moto e reduz movimentos indesejados.
A gama dispõe de 6 modos de condução predefinidos para estrada e todo-o-terreno.
Estes coordenam a resposta do motor, o controlo de tração, o sistema antibloqueio de travagem (ABS), a caixa de dupla embraiagem (DCT) e a suspensão eletrónica.
Viagens ou todo-o-terreno
A Adventure Sports privilegia o conforto em viagens longas, de acordo com a Honda.
Tem depósito de 24 litros, jante dianteira de 19 polegadas e um ecrã de grandes dimensões.
A sua configuração foi redesenhada para integrar o Honda SENSING RIDE.
A nova Enduro Sports concentra-se no todo-o-terreno, com suspensão dianteira de especificações equivalentes às da CRF450 RALLY que compete no Dakar.
A Honda também foi buscar à moto de competição elementos de estilo, mantendo a intenção de servir diferentes necessidades dos motociclistas.
Radar só na Adventure Sports DCT
O Honda SENSING RIDE estreia-se numa moto da marca como opção exclusiva da Adventure Sports DCT.
Usa radares de ondas milimétricas à frente e atrás para detetar o trânsito envolvente e fornecer avisos e assistência à condução.
Segundo a Honda, o sistema também ajuda a evitar colisões.
As funções incluem controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), ACC com Stop & Go, assistência à circulação em grupo e ajuste da distância ao veículo da frente.
A combinação com a DCT permite parar e retomar a marcha com o ACC ativo, para reduzir o cansaço no trânsito, segundo a marca.
O Honda SENSING RIDE acrescenta aviso de colisão frontal e assistência à travagem de emergência.
Também informa sobre veículos no ângulo morto e a distância ao trânsito atrás, além de emitir avisos de colisão traseira.
Novos faróis e emblemas
A Africa Twin mantém a assinatura de faróis duplos «Twin Eyes», agora mais compactos e recortados, com uma frente visualmente projetada para a dianteira.
A gama recebe ainda o emblema «Honda Flagship WING», em prateado e preto, nas laterais do depósito principal.
Na Adventure Sports, a Honda combina superfícies vincadas com uma postura orientada para as grandes viagens.
A Enduro Sports adota o desenho «CRF streamline», com linhas contínuas entre os guarda-lamas dianteiro e traseiro, inspirado nas motos de rali.
Mais materiais reciclados
Segundo a investigação interna da Honda, a gama estreia nas suas motos acrílico reciclado quimicamente nos emblemas e farolins, e nylon também reciclado quimicamente nas coberturas superiores e junto dos suportes do guarda-lamas traseiro.
Estes processos devolvem as resinas usadas ao estado de matéria-prima.
O ecrã e os defletores usam DURABIO, plástico de origem vegetal da Mitsubishi Chemical.
Algumas peças da carenagem incorporam polipropileno reciclado após utilização, enquanto a base do assento aproveita resíduos industriais reciclados.
A Honda enquadra estas escolhas no objetivo de utilizar 100% de materiais sustentáveis até 2050.
Leia também
- Cada Triumph Speed Twin 1200 TFC é numerada a laser, só 750
- Honda Forza 750: o que «ganha» e «perde» quem troca uma moto por uma maxiscooter?
- A BMW M 1000 RS terá 218 cv e só 1.000 unidades
Perguntas e respostas
O que muda na Honda CRF1150L Africa Twin de 2027?
A sucessora da CRF1100L recebe um motor bicilíndrico paralelo de 1.131 cc, com 119 cv e 119 Nm.
A gama passa a incluir as versões Africa Twin, Adventure Sports e Enduro Sports.
Que Africa Twin pode ter Honda SENSING RIDE?
O Honda SENSING RIDE é uma opção exclusiva da Adventure Sports DCT.
Usa radares à frente e atrás e inclui controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo com Stop & Go.
O que distingue a Africa Twin Enduro Sports?
A Enduro Sports concentra-se no todo-o-terreno, com suspensão dianteira de especificações equivalentes às da CRF450 RALLY que compete no Dakar.
Também recebe elementos de estilo inspirados na moto de competição.
Motociclismo · 28 artigos
Prefere passar uma semana numa história a despachar dez num dia. Escreve as peças que não cabem numa notícia: o perfil de um piloto, a engenharia por trás de uma moto ou de um automóvel, a equipa que se reconstrói depois de um ano difícil. Mas também colabora com o resto da equipa no dia a dia. O que faz no tempo livre não diz: guarda para ele.
Colaborador do Motociclismo. Faz parte da equipa da Rose & Lemon Productions, que produz o Motociclismo, o AutoGear e o M Sports.
