Quando se fala de mobilidade sustentável, o pensamento mais comum que vem à cabeça é o de veículos elétricos. Mas há outras soluções amigas do ambiente, e o hidrogénio é uma delas. A Kawasaki está a trabalhar numa moto com este combustível, tendo-a exibido este fim de semana durante as 8 Horas de Suzuka.
A H2 SX Hydrogen deriva de um motor de quatro cilindros sobrealimentado da Ninja H2 SX a gasolina. Os injetores receberam uma ligeira modificação, com o hidrogénio colocado na câmara de combustão.
Os detalhes que se puderam ver mostram dois depósitos de grandes dimensões atrás do assento Aparentemente, o reabastecimento faz-se através de uma válvula. Uma traseira volumosa que dá um aspeto muito sui generis a esta Kawasaki movida a hidrogénio.
O som parece muito idêntico ao de uma moto convencional, apesar de iniciar com um motor de arranque. Ainda não se sabe quando esta impressionante moto passa da fase de conceito a produção, uma vez que segundo o site Young Machine o desenvolvimento só está a começar.
É, sem dúvida um trabalho que mostra que novas soluções de mobilidade se multiplicarão cada vez mais nos próximos anos. A Kawasaki está igualmente a trabalhar em modelos elétricos e híbridos.