Já é conhecido o calendário do Mundial de Supercross deste ano. Vão ser quatro rondas, entre outubro e dezembro, e nenhuma delas será na Europa – havendo até duas provas no mesmo país.
O início está previsto para Vancouver, no Canadá, a 26 de outubro. Cerca de um mês depois, há duas rondas em Perth na Austrália – a 23 e 24 de novembro. Yas Island, em Abu Dhabi, acolhe a última prova a 4 de dezembro.
No ano passado, Ken Roczen foi campeão da principal categoria, 450. A bordo de uma Suzuki, o piloto somou 193 pontos, contra os 176 de Joey Savatgy. Em 250, o título foi conquistado por Max Anstie com 216 pontos, na frente de Shane McElrath que fez 140 pontos.
Andy Edwards, presidente executivo da SX Global, afirmou em comunicado: ‘Quando o Mundial de Supercross FIM entrou na sua época piloto em 2022, teve uma visão ousada para o futuro. O objetivo era levar o Supercross a um nível internacional, levando-o a uma audiência global envolvida, mas desmerecida, enquanto compete por uma identidade e ganhar uma pegada em novas regiões e mercados com potencial anteriormente não explorado. Com corridas em Vancouver, Perth e Abu Dhabi, a nossa época de 2024 constrói a partir desta promessa, mas só representa a ponta do que queremos alcançar com o WSX no longo termo. Estamos ansiosos por continuar a nossa jornada este ano e mal podemos esperar por envolver audiências globalmente com as mais empolgantes corridas que o Supercross tem para oferecer’.
De la part de la FIM, le directeur de la Commission de Motocross, Antonio Alía, a commenté: ‘Une nouvelle saison prometteuse de WSX est à l’horizon avec SX Global gérant le championnat dans le monde entier. En 2024, le double champion du monde Ken Roczen défendra son titre lors d’une saison de quatre événements qui posera les bases pour les années à venir. La FIM/CMS offrira son soutien total et sera un pilier pour construire des Championnats du Monde de Supercross solides et cohérents à l’avenir’.
Calendrier du WSX pour 2024:
- 26 octobre: Grand Prix canadien de Supercross mondial (BC Place/Vancouver, Canada)
- 23 novembre: Grand Prix australien de Supercross mondial (HBF Park/Perth, Australie)
- 24 novembre: Grand Prix australien de Supercross mondial (HBF Park/Perth, Australie)
- 4 décembre: Grand Prix d’Abu Dhabi de Supercross mondial (Etihad Arena/Yas Island, Abu Dhabi – Émirats arabes unis)